domingo, 8 de janeiro de 2012

Litografia


Litografia

A litografia é a técnica de impressão cuja matriz é realizada sobre pedras calcárias ou em chapas micro granuladas. Baseia-se na incompatibilidade entre duas substâncias – a gordura e a água. O desenho é realizado na superfície com materiais gordos, sem qualquer tipo de incisão na pedra ou chapa. Em seguida é acidulada, isto é, coberta com uma solução de goma-arábica e ácidos, que vão contribuir para que o desenho (a gordura) se fixe à pedra.
É um processo de gravação química. Durante a fase de tintagem, com rolo, a pedra é, constantemente, humedecida, pois só assim, a tinta, não contaminará as zonas brancas, a ―pedra aberta.
Aloy Senefelder inventou este método em 1798, e a sua descoberta foi rapidamente seguida por artistas que a experimentaram como meio de produção de imagens. Os artistas e impressores foram atraídos pelas semelhanças entre criarem uma imagem sobre uma pedra polida e o movimento fluido de desenhar sobre uma folha de papel. Existem várias maneiras de produzir a imagem e, muitas vezes, podem-se assemelhar a desenhos a grafite, mas também a aguarela e outros. Assim, a litografia permite uma transição natural para o mundo das técnicas de impressão.
Tornou-se um importante meio de expressão, largamente utilizado, principalmente a partir dos anos 40, do século XX.


Joana Paradinha